|Radio Pvhcaos

A Palavra de Ordem é Sustentabilidade, como? Através da Economia Solidaria

Prof: Shimbo em ação!(Foto Por Paula Cortez)

No segundo dia de Congresso Fora do Eixo já havia um caminho previamente pavimentado pra tocar em um dos assuntos mais esperados e pertinentes para todos os coletivos. A sustentabilidade, ou seja como os agentes podem pensar em se manter e manter suas cadeias de projetos, nesse sentido vários paradigmas foram modificados e muitos estímulos foram criados. "Provocar" foi outra palavra muito usada, e particularmente executada por Ioshiaqui Shimbo, professor de engenharia da Universidade Federal de São Carlos, que também coordena o grupo HABIS (pesquisa e sustentabilidade), que literalmente nos deu aula sobre empreendimentos Culturais/Solidários. Uma das primeiras falas do Prof. Shimbo foi esclarecedora "Todos vocês lidam com economia, e é solidária pelo seu DNA, pelo fato de terem COLETIVO no nome".

A partir dai um explicação minunciosa de como reger esse modo tão peculiar de empreendimento se seguiu. Shimbo já havia assistido as apresentações do Coletivos presentes e separado temas que seriam comuns a todos. Interessante o fato de sempre enfatizar a durabilidade, a continuidade dos trabalhos, mostrando formas diferentes de se ver e pensar economia. Foi nos mostrado desde projetos de ação, como também nos foi apresentado até uma nomenclatura nova. Nas apresentações dos congressistas era comum se ressaltar o número de agentes no "núcleo duro", para se referir ás pessoas que eram mais presentes nas ações dos coletivos, Shimbo ressalvou que o nome mais coerente seria núcleo durável, visando justamente a continuidade do desenvolvimento de trabalhos. E a explanação seguiu nesse viés e os presentes tiraram dúvidas e também provocaram perguntas que certamente os agentes levarão para serem respondidas na prática em suas localidades.
Participação nos Grupos de Trabalho


Os grupos de trabalho se dividiram em Comunicação, Circulação, Distribuição e Sustentabilidade, os agentes rondonienses se reuniram no "GT" de comunicação e lá se subdividiram em webtv e webrádio. A Proposta de um grupo de trabalho logo após a palestra que foi ao mesmo tempo injeção de ânimo, foi muito bem-vinda, as discussões logo se tornaram encaminhamentos e a ação logo se fez presente. Os demais grupos de trabalho junto, é claro com o de comunicação, compartilharam suas discussões e resultados para todos os demais congressistas pra que ninguém ficasse desprivilegiado de informações. A noite se complementa com mais pontuações do Prof: Shimbo seguidas da programação de Pocket Show tal qual a noite passada. E agora nesse exato momento ás 01:17h todos os congressistas seguem fritando idéias, fazendo reuniões em ritmo claro, não é possível e ninguém quer parar.
Por: Bruna Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas