|Radio Pvhcaos

Direto da Agência de Notícias / BB  por ANA CECILIA RIBEIRO DORNELLES FBB-FUNDACAO BB 



Sustentabilidade
Fundação BB promove debate sobre Tecnologia Social na Cúpula dos Povos

 



No início da semana, a Fundação Banco do Brasil promoveu o debate “10 pontos para uma plataforma da Tecnologia Social na Rio+20” na Cúpula dos Povos. Participaram da atividade ativistas de diversos movimentos sociais e instituições parceiras da FBB, como a Ong Articulação no Semiárido Brasileiro, a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, o BNDES e representantes do Banco do Brasil, instituidor da FBB.

Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil, apresentou as tecnologias sociais como uma resposta para questões da sustentabilidade a exemplo do consumismo, do desperdício ou da lógica do lucro. “Queremos afirmar a tecnologia social como a solução que melhor responde ao mundo que queremos”, declarou.

Outro ponto destacado por Jorge Streit foi a importância da cooperação internacional.  “A ideia é fortalecer o conceito de Tecnologia Social na política e na gestão de países que, como o Brasil, detém rica diversidade social e pluralidade de conhecimentos, técnicas e formas de apropriação da natureza e do meio ambiente sustentáveis”, apontou o presidente.

Estratégia de reaplicação de Tecnologia Social da FBB
As Tecnologias Sociais são implementadas para resolver problemas de comunidades desprovidas, como a falta de água de qualidade, a má produção de alimentos, a inexistência de reciclagem de resíduos sólidos, a falta de educação de qualidade, a exclusão social, entre outros.

Ao certificar uma tecnologia social, A FBB prevê que ela pode ser reaplicada em outras comunidades com o mesmo problema e reconhece o potencial da iniciativa para ser transformada em política pública de largo alcance, atingindo grande número de pessoas e comunidades.

A Fundação BB faz investimentos sociais promovendo ações de cuidado ambiental, respeito cultural, solidariedade econômica e protagonismo social. Ao desenvolver projetos próprios em educação, desenvolvimento sustentável e geração de trabalho e renda, que resultem em soluções efetivas de transformação social, a FBB reafirma sua estratégia para superação da pobreza e mobilização social.

As cisternas de placas para captação de água de chuva amplamente utilizadas no semiárido brasileiro, as fossas sépticas biodigestoras utilizadas para saneamento básico nas áreas rurais são exemplos de Tecnologia Social.

Saiba mais sobre o tema no portal da FBB.


F0721095 ANA CECILIA RIBEIRO DORNELLES

Comentários

Postagens mais visitadas