|Radio Pvhcaos

Cine Amazônia


Festcineamazônia, Cinemateca Brasileira e CTAv recuperam filme sobre a Ferrovia Madeira Mamoré

A "Ferrovia do Diabo" (1981) foi encontrada no acervo da Cinemateca Brasileira

O filme remonta à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
O filme “A Ferrovia do Diabo” (1981), considerado perdido, foi recuperado e será exibido na 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia, que acontece de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros em Porto Velho (RO). A obra, produzida pelo cineasta João Batista de Andrade, foi localizada na Cinemateca Brasileira (órgão ligado ao Ministério da Cultura).  
Com a intervenção de Batista e do Festcineamazônia foi possível conseguir a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para levar a produção feita em rolo 16 milímetros de São Paulo ao Centro Técnico Audiovisual (CTAv), no Rio de Janeiro, onde está sendo digitalizada e será exibida nos 10 anos do festival. O cineasta da “A Ferrovia do Diabo” também estará presente nesta edição do evento.  
O filme remonta à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, conhecida como "Ferrovia do Diabo" devido às milhares de mortes ocorridas nas obras. A produção apresenta imagens históricas e trechos dos diários dos trabalhadores, que relembram a imponência da floresta e a ameaça da malária. Este ano é comemorado o centenário da ferrovia.  
O cineasta, João Batista de Andrade estará presente na 10ª edição do Festcineamazônia
João Batista de Andrade é uma das mais sólidas referências do cinema paulista e brasileiro.  Além de cineasta é escritor e roteirista. Atualmente preside a Fundação Memorial da América Latina. Em 2005, foi secretario de cultura do Estado de São Paulo.  
O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer - SECEL.

Comentários

Postagens mais visitadas